PROGRAMAS

Programa do dia 16 de maio

No quarto programa do quadro BATE PAPO EDUCACIONAL, falamos sobre a diferença da escola de hoje com a escola de antigamente.

Antes de mais nada, quem já ouviu a expressão "Quando eu estudava não tinha o que você tem hoje"? Quase todos os estudantes já ouviram esta expressão, e quase todos os pais já disseram isto.Então, pais, A ESCOLA ESTÁ PIOR, pois o índice de qualidade caiu de acordo com o IDEB.
Usando a fala de Gustavo Ioschpe " Quando se fala em Educação no Brasil, algo não faz sentido. Todos exaltam o benefício da Educação e apontam-na como a solução de nossos problemas. Mas, a EDUCAÇÃO patina.
Temos que entender que ela poderá mudar os rumos do país e que com o investimento na Educação daqui  a 20 anos a violência cairá. De acordo com o livro A ESCOLA VISTA POR DENTRO acusa que 63% dos pais culpam os filhos pelo insucesso na escola, mas não param para pensar que muitas vezes estão sendo vítimas de um sistema sem rumo e direção, mas de acordo com o próprio livro, esses pais não tem culpa pela visão, porque são despreparados, pois cerca de 60% dos pais de alunos públicos não terminaram o ciclo I e 70% destes ganham renda inferior a três salários mínimos.
Temos de mudar isso. Os pais têm de começar a acompanhar seus filhos no processo ensino - aprendizado e o poder público tem de tomar decisões que farão alavancar a EDUCAÇÃO.
Muitas vezes o poder público com medo de mexer na Educação para valer, pois sabe que se quiser um Educação de qualidade deverá retirar os incopetentes de salas e coordenações, ficam ocultos e permanecem em si. Não capacitam professores e muito menos coordenadores do sistema, levando apenas as reformas em prédios e instalações, assim lubrificam os olhos dos pais e da sociedade.
Na semana que vem, vocês poderão escutar o bate papo na íntegra.