ISSO, NÃO PODE FALTAR!

  Quando se fala de Educação no país, tem coisas que não batem, pois sobem em palanques, divulgam em TVs e jornais a melhora no IDEB (Índice criado pelo Ministério da Educação para medir os avanços na e da Educação Básica), no entanto a taxa de evasão é a mais alta da américa, jovens chegam sem ser alfabetizados no 9º ano ou seja sem saber ler e escrever. Onde há educação de qualidade?
Sabemos que cerca de 12% de alunos que saem do Ensino Médio da rede pública chegam às Universidades Públicas Federais e Estaduais e isso vem diminuindo, porque as Faculdades privadas cada vez mais ganham e se duplicam em lucros em cursos com alunos que não conseguem ser classificado em vestibulares. Agora, por que isso acontece?
É difícil dizer em um país que tem dificuldades regionais e que muitos governantes continuam se aproveitando do setor Educacional para conseguirem se manter em seus padrões de vidas luxuosas. É complicado acusar os professores pela péssima desenvoltura em sala de aula, sendo que não ganham o suficiente para se capacitarem mais e melhor. É complicado acusar os pais, pois essses precisam trabalhar para que o filho tenha pelo menos o pão de cada dia, e ou o lápis para, pelo menos, escrever seu nome. É complicado acusar o setor público pelo abandono em escolas e alunos da rede, pois, como exemplo no estado de São Paulo, a maior parte das escolas se utilizam de espaços grandes, precisos e recursos cada vez mais avançados para a melhoria na qualidade de ensino.
Então se é complicado acusá-los, onde há o erro? Onde estamos patinando? É complicado dizer as verdades da Educação em um país que é movido por futebol, corrida e novela, isso não pode faltar. Agora professores, podem faltar, aumento, pode faltar, pais em reunião, podem faltar, merenda na escola, pode faltar e sempre!
Meu Deus! O que precisamos fazer para que tudo isso não falte. Já sei! Precisamos não deixar faltar em nossas mentes que a Educação é compromisso de todos e que não é complicado falar, basta agir e se unir, isso, NÃO PODE FALTAR!




Conheça mais o autor
http://www.professoralexdefranca.wordpress.com/